Porsche lança jantes em fibra de carbono que custam 15 mil euros

A fibra de carbono vai, aos poucos, começando a tomar conta também dos carros de estrada, depois de se ter banalizado na competição. Material que se destaca pela enorme resistência e leveza mas que tem o "contra" de ser bastante caro, a sua produção crescente começa a tornar possível usá-lo, ainda em pequenas quantidades, em carros de produção e a Porsche acaba de dar um grande passo ao apresentar as primeiras jantes feitas em fibra de carbono!

Para já são uma opção exclusiva para o já de si muito exclusivo 911 Turbo S Exclusive Series e, só para se ter uma ideia do que estamos a falar, na Alemanha custarão 15.232 €, nas medidas 9jx20 para a frente e 11,5jx20 para trás. Pesam apenas 8,5 kg, o que representa uma redução do peso em 20%, além de serem também 20% mais resistentes! O que permitem um melhor funcionamento do pneu, cuja superfície tem contacto mais eficaz com a estrada, pela redução do peso suspenso.

A produção de uma jante em fibra de carbono é algo, contudo, extremamente complexo e bem resumido no vídeo que aqui mostramos. Na verdade, a jante não é em fibra de carbono pura mas em plástico reforçado com fibra de carbono, material conhecido pela sigla CFRP e que é o mais divulgado na indústria automóvel por ser mais acessível, possuindo as mesmas propriedades. Trabalhar a fibra de carbono é quase como… tecer um tapete, a fibra de carbono vem numas bobines de fios que são depois entrelaçados para formarem superfícies com as formas que se desejam.



E foi aqui que a Porsche inovou ao arranjar uma espécie de "tear" redondo com quase nove metros de diâmetro (actualmente o maior do Mundo) que lhe faz a base da parte exterior da jante. Esta é uma das duas partes desta jante inovadora, a outra é toda a zona central que envolve cortar e montar mais de 200 componentes individuais.

No final, esta parte central é cosida ao aro exterior da jante e todo o conjunto é impregnado com uma resina, antes do processo de consolidação por cozedura a altas temperatura e pressão numa autoclave que é uma espécie de… panela de pressão gigante. Após um longo período de arrefecimento, os toques finais são a colocação da porca central e o acabamento lacado.

Para esta importante inovação que terá benéficas consequências ao nível do comportamento dinâmico dos seus modelos, a Porsche não só desenvolveu uma técnica única como ainda revelou a quantidade de material utilizado em cada roda: 18 km de fio de fibra de carbono ou, se se preferir, 8 metros quadrados de "tecido" de fios entrelaçados!

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